5 dicas para aumentar a imunidade do idoso

Modificao em

5 dicas para aumentar a imunidade do idoso

Com a chegada da terceira idade, em geral, se tem mais tempo livre para viagens, novos hobbies, etc. Contudo, o passar dos anos também traz pontos negativos e um deles é a vulnerabilidade, que exige um cuidado maior com a imunidade.

E, nesses últimos dois anos, os cuidados com a imunidade se tornaram ainda mais relevantes e indispensáveis, e nós estamos aqui para te ajudar e auxiliar! Queremos que os idosos próximos vivam a “melhor idade”, não apenas a terceira idade.

Queremos que os idosos possam desfrutar e usufruir do tempo da melhor forma possível, por isso te trouxemos 5 dicas para melhorar a imunidade, afinal, não tem como aproveitar o tempo com a saúde debilitada, não é verdade?

Você é o que come, cuidado com a alimentação!

Provavelmente você já ouviu a frase “você é o que você come”, isso é fruto de uma crença antiga que “herdamos” traços daquilo que comemos, mas, isso não vem ao caso. O fato é que a alimentação tem um papel fundamental na imunidade, especialmente na dos idosos.

Então, vamos trazer 3 recomendações do ministério da saúde, que são:

  • Consuma feijão diariamente, por ser rico em fibras, várias vitaminas e proteínas, ele auxilia para prevenir diversas carências nutricionais, especialmente quando combinado com o arroz.
  • Evite o açúcar e processados! Ambos têm efeitos extremamente prejudiciais, podem até agravar problemas como diabetes, hipertensão, obesidade e muitas outras doenças.
  • Use e abuse de frutas, verduras e legumes, elas irão ajudar a saciar o desejo por doces e ainda terão diversos efeitos benéficos, tanto no tratamento como na prevenção de doenças.

Prática de exercícios

A prática de exercícios, além de melhorar o humor e a disposição do idoso, melhora a imunidade, fortalece os músculos e ossos!

Não precisa ser uma atividade muito pesada, uma simples caminhada, hidroginástica ou até mesmo uma aula de dança já ajudam. O importante é que o idoso faça exercícios com regularidade e constância.
Dica bônus: você pode fazer da caminhada um momento de comunhão, onde os dois farão atividade física e podem conversar, tendo um tempo de qualidade, o que também fará o idoso mais feliz e pode trazer muitos ensinamentos.

Não esqueça da água

Complicado falar de praticar exercícios sem falar de beber água, não é verdade? Então, não deixe que o idoso esqueça a garrafinha de água. Pode até ser uma água saborizada, um suco natural e até mesmo chás, o importante é ingerir bastante líquido.

Apenas uma pequena observação, refrigerantes e sucos industrializados têm tantos açúcares, acidulantes, conservantes e outras químicas que acabam prejudicando mais que ajudando, por isso a importância de priorizar bebidas naturais.

Dormir também é importante

Se manter ativo, física e mentalmente é extremamente importante, mas, dormir também é essencial para manter a imunidade alta! Até porque, é difícil manter uma vida ativa sem uma boa noite de sono (se isso é válido para jovens, imagina para os idosos).

Por isso, deixe que o idoso tenha, pelo menos, 7 horas de sono todos os dias, assim, ele se sentirá ainda mais disposto a manter uma rotina mais ativa.

Pegue sol, vitamina D é importante

Por fim, não esqueça que o idoso precisa de um tempo no sol diariamente para aumentar os níveis de Vitamina D no organismo, o que é essencial para manter a imunidade alta.

Ou seja, com 30 minutos de caminhada diariamente, acompanhada de uma garrafinha de água, depois de um bom café da manhã, vocês já podem completar 4 itens dessa lista.

Viu como cuidar da saúde não precisa ser algo trabalhoso?

O mais importante!

Agora vem a dica mais importante, pode esquecer todas as outras, mas, essa você não pode esquecer de forma alguma.

O idoso precisa ser acompanhado por profissionais, especialmente aqueles focados em idosos, como nutricionistas, personal trainers, etc.

Nós temos cuidadores capacitados e treinados especialmente no cuidado de idosos, são profissionais que podem te auxiliar e ajudar. Se tiver alguma dúvida, não deixe de nos procurar, teremos prazer em te ajudar.


Comentários