3 Dicas para deixar um idoso feliz

Modificao em

3 Dicas para deixar um idoso feliz

Já ouviu alguém dizer que lidar com idoso é complicado? E não é pra menos, com a idade são tantas mudanças que acontecem no metabolismo. Há mudanças nos hormônios, no físico, atividades que eram simples e fáceis começam a se tornar complicadas.

Mas, a verdade é que a 3° idade também é pode ser chamada de “Melhor Idade”, afinal, é nessa fase que os netos começam a chegar, eles não precisam mais ficar acordados de madrugada esperando o filho chegar e ainda podem “curtir a vida adoidado”, aproveitando a aposentadoria e viajando.

Falando em viajar, sabia que há uma lei que garante aos idosos o direito de viajar de graça para qualquer lugar do Brasil? Aqui em nosso site você vai encontrar um artigo te explicando direitinho o passo a passo para aproveitar esse benefício.

Bem, agora vamos ao que te trouxe até aqui. Vamos te dar 5 dicas para deixar um idoso feliz.

Converse e escute, valorize o diálogo!

Já aconteceu de você estar na fila de um supermercado e uma pessoa idosa começar a puxar assunto e contar fatos da vida dela?

A verdade é que pessoas com mais idade tem uma certa necessidade de compartilhar suas experiências e histórias e tirar momentos para ouvir essas histórias pode trazer uma alegria inimaginável para o coração dessa pessoa.

Sem falar que nessas histórias podemos aprender lições valiosas que nos farão avançar anos de experiências, simplesmente por ouvir, por isso, procure ter momentos com tempo de qualidade, vai ser um tempo onde os dois só terão a ganhar.

Incentive a prática de exercícios.

Que a prática de exercícios é benéfica para a saúde não é nenhum segredo. Praticar atividades físicas com frequência fortalece o sistema imunológico, diminui a pressão arterial, melhora a circulação do sangue, reduz complicações da diabete e ainda evita a insônia!

E, além disso tudo, ainda vai estimular diversas substâncias químicas no cérebro que são associadas à sensação de felicidade e de relaxamento, ou seja, vai melhorar o humor.

Dê ideias de hobbies

Com o avanço acelerado de novas tecnologias, é comum ver idosos dizendo que não sabem, que não são capazes e que já estão velhos demais para aprender algo novo, tanto que filhos e netos constantemente são chamados para ajudar com o celular e/ou pc.

Mas a verdade é que com a idade, vem o tempo para aperfeiçoar habilidades e adquirir novas habilidades.

Sabe aquilo de “eu sempre quis fazer tal coisa, mas, não consegui e agora, não dá mais…” DÁ SIM!! Incentive ele a realizar os sonhos da juventude que as circunstâncias não permitiram!

Para aumentar a confiança do idoso e mostrar que ele é capaz, relembre ele das vitórias e conquistas que ele já teve no passado, traga a memória que ele consegue e o incentive.

DICA BÔNUS

Um idoso pode demandar um pouco mais de cuidado e atenção no decorrer do dia e a verdade é que nem sempre temos esse tempo disponível, não é verdade?

Para esses dias, você pode contar com um dos nossos profissionais altamente capacitados e prontos para estar presente, ouvindo e ajudando o idoso nas demandas diárias.

Ah, lembra lá no começo que falamos que o idoso tem direito a viajar de graça? Você pode conferir o artigo na íntegra aqui.

Ficou com alguma dúvida e/ou quer saber um pouco mais sobre nossos cuidadores? Não deixe de nos procurar!


Comentários